Sol que espreita...

          [19-10-019]

Contra o habitual, entro num bar deserto, à excepção de duas empregadas que conversam, uma dentro, outra fora do balcão.
Hoje tenho o bar por minha conta - comento.
Concordam, rindo.
São simpáticas.
Novidade:  o grande painel da TV foi retirado e substituído por um outro de dimensões normais. E está ligado para para o canal Discovery. Estou longe, mas consigo ver as imagens, excepto as legendas. Como quase sempre, continua mudo.
Hoje, o sol rompeu finalmente o rolo espesso das nuvens e desfez algumas delas... e a chuva começou de cair por volta das dez e meia. Congratulei-me por ter carregado o paráguas recém-adquirido - mais um!... - lamentando tão só o encontrar-me numa fila para tratamentos às vias-respiratórias, a transpirar por todos os poros como se estivesse numa sauna, por causa do calor húmido e da quantidade de pessoas acumuladas numa sala muito pequena para as necessidades. Lá fui transportando a cadeira da pobre senhora à minha frente, que apresentava graves problemas de locomoção - apoiava-se com uma mão numa bengala e, com a outra, ia empurrando a cadeira onde se sentava. De estatura pequena, parecia ainda menor porque caminhava quase dobrada. Alguém na fila reclamou tratamento prioritário, que , não percebi porquê, lhe não foi facultado.

      HOW DO THEY DO IT? - leio no ecrã em parangonas.  É um documentário sobre a produção de alimentos processados algures lá para o Vietname, o que adivinho pelo fechamento da fenda dos olhos dos operários. Parecem queijos, mas não tenho a certeza...
Agora o bar começa a encher-se. Mas breve estou de partida - estes banhos de multidão a que nunca me habituei, incomodam como tudo.
Talvez hoje experimente a velha paixão de passear à chuva...
Vi o palhinhas, ao pequeno almoço, sobre um saco pousado e cima de uma cadeira...O chapéu, claro!
Afinal consegui ver o dito penante fora da cabeça do utente. Procurei-a: - afinal há muitos poucos cabelos, muito espetados, aliás, sobre a mesma. Por fim, senti-me mais apaziguada: o senhor tirava o chapéu para comer!
À saída, quase esbarro num casal de jovens, cada um com seu bebé ao colo: uma menina e um menino. A menininha ria  muito contente enquanto  mostrava os dentinhos de leite. Farta de ver gente com dezenas e dezenas de anos, sorri-lhes,por minha vez, sorriso que me foi devolvido com juros altos de grande simpatia pelos jovens papás!...

     ****
No quarto, tive de ligar o aquecimento...o sol fugira de novo.
Chove. O quarto está frio.

Sem comentários:

Enviar um comentário