Bar - à hora do café...

17-10-2019
No bar, à hora do café.

Após um almoço bem tardio, por sinal, acedo ao bar, quase repleto. À espera do café, ouço um pedido dito em tom bem.humorado e que me chamou a atenção : -um café cheio e bem quente em chávena fria e...- já nem ouvi o resto, porque o meu café chegou pela mão benévola da empregada e porque tudo o mais se perdeu no sururu reinante.
Olhando em volta à procura  de mesa, interrogava-me qual seria o gosto do café servido de acordo com o pedido...Lá por casa aqueciam-se e escaldavam-se as chávenas antes de servir a então aromática bebida, tanto quanto me recordo....
Por sinal, hoje o meu café- com pau de canela- soube-me a frio... E para o tomar sentada tive de contar com a amabilidade de uma circunstante que lia atentamente o jornal com a ajuda de uma translúcida e brancamente iluminada lupa...Por qualquer motivo deve recusar - ou não pode - usar óculos. Ou a lupa serve para fortuitos esquecimentos...
Com a dispensa da metade da mesa  iniciei as minhas observações e anotações, talvez para que conste que estive por aqui, no meio de gente que me não conhece e que não conheço...
Chove lá fora -vejo-o através do entrecruzado branco dos vidros das janelas.
Ontem comprei um acinzentado e pesado guarda-chuva, de que já me servi. Diz quem sabe que vai chover entre as 16 e as 20 horas, sem interrupção. Graças por que chove, apesar de ter de sair para comprar duas garrafas de água: uma  Monchique e a outra Luso. Contudo, já experimentei a água do burgo e nem por isso me soube assim tão mal. Carolices minhas...
Passam caras que se vão tornando familiares de ano para ano - cabeças de cabelos quase cor de gema de ovo, mas felizmente cada vez menos, porque parecem optar pelos tons cinza naturais ou pelos brancos, artificiais ou não. A minha vizinha leitora de jornal usa um branco meio amarelado de corte masculino. Uma outra, muito mais jovem, sentada ao balcão do bar, ostenta uns magníficos cabelos brancos pintados, com franja e meio corte, por cima de sobrancelhas fartas dum negro de azeviche. Resulta elegante?... Tenho dificuldade em opinar.
Mercê do correr do tempo, as pessoas começam a debandar, sós ou em grupos, mas mantém-se inalterável o som meio abafado das conversas.
Perto da porta, reparo num homem idoso que usa um chapéu de palha, óculos sem aros e uma parka de um azul pronunciadamente claro; à frente deste, uma mulher limpa as unhas de uma mão com a ajuda das da outra; num outro grupo, há um casal que fala com a senhora em frente que pôs uns escuros óculos de sol num dia sem sol pleno, talvez para não se ver obrigada a focá-lo...
Sinto-me ofuscada, de quando em quando, pela potência led da lupa da senhora minha vizinha de mesa quando pára para descansar os olhos ou tem necessidade de virar a página do jornal; mas não me apetece  subir até ao quarto que ainda não deve estar arrumado... Olho o homem do palhinhas que lê e lamento não ter também carregado um dos vários livros que trouxe. O livro, relativamente grosso, de letras vermelho-sangue em capas completamente negras, pelo abrir e fechar da boca de lábios muito finos do leitor, parece ser mastigado. E vejo uma pequena pena branca na fita castanha do dito chapéu...
Atrás de mim, ouço o quase sussurro de um grupo de senhoras sentado junto à enorme tela, por norma ligada para a TV-Desporto, hoje, felizmente, só com imagem.
Pelo som estridente do telemóvel do senhor do palhinhas, conclui-se que tenha problemas de audição : os decibéis são altíssimos e todos o olharam quando soou. Vejo-o sair em direcção ao átrio e, ao reentrar, muda para mais perto da fila das janelas onde me encontro.
Olho as gotas certinhas, direitinhas, da chuva que molha passeios e ruas, árvores, ramagens, gentes e entretenho-me, por momentos, a vê-las salpicar - e molhar -o leito escuro do rio.
Terá frio na careca o velhote do palhinhas? Ou medo de que as ideias suscitadas pela leitura lhe saltem pelos muitos ou poucos cabelos? - reflicto pouco cristãmente.
E chove no rio...chove no molhado! Abençoada seja a chuva de que a natureza tanto precisa!...

Sem comentários:

Enviar um comentário